A casa dos livros

A Biblioteca

Projecto para a construção de uma biblioteca móvel que é constituída por livros únicos que são criados integralmente pelos participantes em oficinas específicas. Para o efeito são pensados um conjunto de ateliers relacionados com o livro e a leitura de onde resulta uma colecção de livros que é transportada e mostrada em cada oficina realizada. São introduzidos e partilhados temas relacionados com o objecto livro tais como: a biblioteca, a edição/ publicação, os diferentes tipos de livros: de histórias, dicionários, atlas, enciclopédias, ou o livro pop-up, por exemplo, assim como a história do livro e outras questões a ele associadas.

Estas actividades partem sempre de um pré estimulo que é dado pela presença e proximidade ao livro e que é realizada pela mostra de diferentes livros criados e construídos por crianças em ateliers anteriores, mas também por autores e ilustradores reais.

Este conjunto de ateliers está dividido por faixas etárias com objectivos e graus de dificuldade distintos e cada grupo tem um nome diferente.

Duração: Sessões de 2 a 3h (nº de sessões variável dependendo do projecto a realizar)
Limite por monitor: 1 grupo de aprox. 25 crianças
Preço: 75€ + Iva (por monitor e por sessão)

Nas prateleiras:

Biblioteca mágica - Para crianças dos 3 aos 5 anos

As crianças vão construir um livro colectivo com imagens (desenhos ou colagens) e ideias suas e com a ajuda das monitoras vão aprender a organizá-lo e a encaderná-lo, assim como a fazer-lhe uma capa. A criação do livro está ligada com os conhecimentos das crianças e pode estar associada às aprendizagens que estão as ser feitas na escola no momento em que é realizada a actividade. Os temas podem ser os mais variados: animais, plantas, transportes, etc.

Livros com histórias inventadas – Para crianças dos 6 aos 10 anos

Mais uma vez as crianças vão criar um livro colectivo partindo um pouco daquilo que já sabem. Se forem crianças do 1º ano pode ser um livro ligado com a aprendizagem do alfabeto, por exemplo, em que em cada letra vai corresponder a um desenho de algo que se inicia com essa letra, no entanto há já uma preocupação narrativa e sempre que possível, o uso da caligrafia realizada pelas próprias crianças. Com as crianças mais velhas há já a preocupação da criação de uma história/ tema e de personagens e enredos inventadas por si.

As minhas histórias - para crianças dos 11 aos 14 anos

A actividade segue a mesma lógica das anteriores mas o nível de exigência é superior, tanto ao nível dos temas explorados, como na própria construção do livro/objecto (paginação, encadernação, tratamento de texto e imagens).
Nesta actividade a acção dos participantes é determinante em todos os níveis do processo, desde a criação do conceito do livro, passando pelo seu enredo, personagens e pela articulação de toda a ideia transformada num livro.


Dobro as minhas histórias

Dentro do projecto A Casa dos Livros, esta actividade é realizada a partir da ideia de viagem, seja ela real ou imaginada. Pode ser uma viagem por terras inventadas ou reais, mas também uma viagem pelo corpo ou pelo universo de uma história. Pode também ser realizada no contexto de uma visita à colecção de um Museu. É a ideia de viagem que é explorada e o resultado desta actividade é um objecto desdobrável, que pode receber a forma de um mapa, um plano, um livro, etc., mas que regista sempre o resultado da experiência vivida.

Duração: entre 1h e 30 m e 3 h
Limite por monitor: 1 grupo de aprox. 25 crianças
Preço: 75€ + Iva (por monitor)

Sem comentários:

Enviar um comentário